20.8.09

"Inquietações"

Fica um trecho do texto escrito por Nilton Senhorinho lá de Belo Jardim-PE

Estive ontem, juntamente com dezenas de belojardinenses, no Teatro Diná de Oliveira (Fusbeja) onde se apresentou o Grupo Ginga de Dança (na foto com a Ana Flávia Costa e Silva, do SESC), do Mato Grosso do Sul, dentro do projeto Palco Giratório do SESC, levando ao palco o espetáculo “Cultura Bovina?”.

Apresentação belíssima, cheia de significados. Uma crítica à cultura de massa, às práticas políticas pouco republicanas, à imposição de vontades e ao cerceamento de liberdades individuais.

Até aí, tudo bem. O caldo entornou mesmo foi após o espetáculo. É que sempre se abre o espaço para debates em torno do espetáculo apresentado. E não é que em determinado momento chegou-se à falta de investimento em cultura por parte dos governos e o diretor do espetáculo (que nunca antes tinha ouvido falar em Belo Jardim e, por isso mesmo, desconhecia os aspectos políticos da terrinha) citou como exemplo de descaso cultural o próprio Teatro Diná de Oliveira, observando o abandono de um prédio com possuidor de ótima estrutura. Ele disse que teve vontade de desistir do espetáculo e correr dali no momento em que viu o estado lamentável do prédio. Eu, nesse momento, olhei para representantes da cultura (governo) local que mal sabiam para onde olhar, tamanho o constrangimento.

Mas, isso não foi nada. Bacana foi quando os artistas ‘descobriram’ que o Teatro Diná de Oliveira (nome da grande dama do teatro pernambucano) tem sua propriedade ligada diretamente à Secretária Municipal de Cultura. Ficaram boquiabertos com a informação...

Nilton Senhorinho

Pra conferir o texto na íntegra: http://vamosfalarmais.blogspot.com/2009_07_05_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário