21.7.09


Eta Pernambuco gostoso!!! Já havíamos adorado Recife quando estivemos na nossa primeira viagem, mas estar pelo interior, conhecer melhor seu povo, viver por alguns instantes aquelas cidades, foi apaixonante. Agradeço a vida por ter me proporcionado cada momento em que lá estive. Impressionante o quanto valorizam a terra, o espaço em que vivem, o orgulho de serem o que são e de terem o que tem como cultura; é tudo muito marcante e forte, modificou meus pensamentos, meus ideais.

Em cada cidade onde passamos deixou uma marquinha que jamais será esquecida.

Caruaru, o improviso marcou a apresentação, o Espedito teve que “se virar nos trinta” para conseguir fazer nossa luz, o que nos motivou ainda mais a representar com mais fervor nossos sentimentos. Um povo disponível, quente e presente nos proporcionaram um resultado delicioso durante a oficina que compartilhamos.

Belo jardim. Que teatro maravilhoso, carregado de historia. Ana Flávia, menina arretada, vai conquistar muitas batalhas naquela cidade. Ficamos sabendo que nunca havia se apresentado, naquela cidade, uma coreografia de dança contemporânea. “Quanta responsabilidade!” Como disse o Julio. Não é fácil ser responsável por apresentar uma linguagem, expressá-la e marcar ou não o significado desse tipo de dança. Sandro, foi outra figura marcante em Belo Jardim, marcou minha dança, refletiu meus sentimentos, minha arte com gestos de solidariedade, um contribuinte carregador que tomado pelo álcool saiu correndo da platéia para me ajudar a segurar o “quadrado” quando eu o movia durante a coreografia. Muito profundo! Pelo menos a mim. Já o bate papo bateu recordes, durou mais tempo que o próprio espetáculo, uma hora e meia de muitas questões.

Arco verde. Que delícia! Tivemos o privilégio de conhecer um grupo de samba de coco, eles nos proporcionaram momentos inesquecíveis. Dançamos junto, ou melhor tentamos ali juntos compartilhar com crianças, senhoras e senhores passos carregados de tradição, que é passado de pai para filho e que nos trouxe muita emoção.

Triunfo. Ô cidade lindinha e aconchegante! Quem diria que no meio do sertão existe uma cidade linda, de clima frio, regada de muito charme. Platéia lotada, ingressos esgotados um dia antes, público alvoroçado. Murmurinhos do começo ao fim. Mas quando voltamos para o bate papo a grande surpresa, o teatro encontrava-se ainda lotado. A conversa se estendeu, uma delícia.

“Petroliiiina Juazeeeeiro, Juazeeeeiro, Petroliiiiiina”. Acabou-se por Pernambuco. Caquitos, bolo de rolo, pau a pique, bode, festa junina e muita comida. Povo forte, questionador, orgulhoso de sua terra e muito, muito disponível.

Valeu Pernambuco, já estou com saudades...

júlia

3 comentários:

  1. Conseguiu passar toda satisfação e orgulho de estar aí.
    Orgulhosa de vocês, Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Galera, que alegria saber notícias de Pernambuco e da experiência maravilhosa de conhecer as danças/movimentos/corpos de parte do Brasil!!!
    Muita Merda aí!!!

    ResponderExcluir
  3. Vi o espetáculo em Petrolina, adorei!
    Vou ver novamente aqui em Sampa!
    Beijos

    ResponderExcluir