4.5.09

Brasil dos contrastes

Fortaleza
Em meio à euforia da chegada em Fortaleza, da nova experiência em viajar de avião e de ver o mar pela primeira vez (de alguns), desembarcamos no Ceará no dia 28 de abril. Já o choque de cara: temperatura local, umidade, cheiros e contrastes da paisagem.
Conhecendo a cidade
Em poucos passeios por Fortaleza, depois de comer camarão (R$ 10,00 o quilo) que é comprado ainda vivo e feito de pronto, conhecemos o Sesc Senac Iracema na Praia de Iracema, em frente ao Centro Dragão do Mar, conhecido espaço de realização de espetáculos de dança (no Ceará acontece a cada dois anos a Bienal de Dança do Ceará).
O espaço de apresentação
Nova surpresa: o Sesc Senac Iracema é uma construção localizada no centro histórico e para a nossa apresentação estava reservado um espaço multiuso com estrutura de som e luz montadas, duas arquibancadas para 70 pessoas. Não havia palco.
Bem, depois de analizar melhor, calculamos que o local daria nova dimensão para o espetáculo, já que a proximidade entre público e bailarinos/músico seria a nova tônica da performance.
Tudo pronto
Dia 29 de abril - Dia Internacional da Dança, coincidência ou não, já esperávamos que esse dia poderia trazer alguma dificuldade para o público da dança. Já que acontecem muitas manifestações de dança nas cidades do mundo em comemoração ao dia D.
Dito e feito: em frente ao Sesc, na praça do Centro Dragão do Mar, palco, som e luz montados para as apresentações de dança.
O espetáculo
Jonas Feliz executa o "prelúdio plástico musical" (na definição de Marcelo Marinho) e cerca de 10 minutos após inicia-se a performance da bailarina Julia Aissa (seu solo é de 6 minutos). O outros intérpretes, Júlio e Gustavo já estão em cena. Débora e Letícia são as últimas a entrar. Assim, nos 35 minutos de apresentação encerra-se a primeira participação da companhia no Palco Giratório.
Pessoal do SESC
Conhecemos alguns dos responsáveis pelo SESC do Ceará e enfim pudemos ver o catálogo pronto que para nossa nova surpresa nos colocava originários do MT: isso mesmo, MATO GROSSO. Dá pra acreditar?
Experiência
Bem, o início foi dado. Já diminuíram as tensões da estréia que é sempre uma surpresa. E essa foi recheada de surpresas. Resta agora saborear as novas experiências que virão.
Bom é contar pra vocês que faremos um documentário da turnê, por meio de um projeto recém aprovado pelo FIC, Fundo de Investimentos Culturais de MS. Isso mesmo: MATO GROSSO DO SUL.






2 comentários:

  1. Imaginar cada palavra do escrito sobre estar em outro lugar, é tentar estar no outro lugar... então fica a percepção e o grande merda para o novo, o futuro em meio de neblinas mais calmas...
    Deve estar sendo muito louco tudo isso...alucinante... parabens galera...

    ResponderExcluir
  2. A imagem na areia preenche as lacunas das palavras que talvez não foram escritas neste depoimento.Imaginei, sonhei e Aconteceu!! ...
    Me sinto muito feliz e aconchegada com esta passada inicial.
    Se foi a primeira viagem de avião e o primeiro cheiro do mar , o que vai ser a primeira da próxima viagem ???
    Parabéns Ginga!!

    ResponderExcluir