18.2.09

Enquanto o "Palco" não vem...


Pra vocês conhecerem um pouco mais sobre a Ginga, vamos postar os currículos dos integrantes da Companhia bem como as curiosidades sobre este momento que estamos vivendo. Começamos pela Julia Aissa que é nossa bailarina desde 2004.
Aí vai...

Júlia Aissa é natural de Dourados/MS. Seu histórico corporal vem do ballet clássico e moderno. Formada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, é pós-graduanda em Arteterapia. Em 2004 inicia sua carreira profissional como bailarina contemporânea se integrando à Ginga Cia de Dança, onde também atua como professora pesquisando a dança criativa e contemporânea junto aos alunos do Projeto Dançar – projeto mantido pela Cia. em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS. Também integra o Coletivo Corpomancia.

"Uau! Um ano inteirinho vivendo de dançar.
Escolher a dança como profissão não foi fácil. Antes, professores desinformados e hipócritas, colegas preconceituosos e, agora, a realidade da profissão, ainda mais em meu estado. Minha realidade na adolescência sempre foi a de dançar em palcos (quando havia) patrocinados por pais de alunas da academia que eram fazendeiros ou por prefeitos fazendeiros que abriam um espaço no palco da exposição agropecuária. Hoje depender do poder público para receber meu salário, esperar a aprovação de projetos da máquina do governo, não ter carteira assinada, a falta de valorização e reconhecimento da profissão, não foi o que tinha imaginado para acontecer com uma “linda bailarina” profissional, que do clássico passou para o contemporâneo. O ingênuo pensamento “dançar nem que eu more em baixo da ponte” pode ser comparado com “amor e uma cabana”, ninguém vive disso e a realidade não é essa.
Essa relação amorosa com a dança é turbulenta, o que me alivia nesta relação de prazeres e incertezas, é saber que faço parte das poucas pessoas que vivem do que realmente gostam (mesmo que dificultosamente) e que posso espelhar outras escolhas como a minha. Prefiro ficar com os prazeres!
Eh! Este ano está por vir muitas emoções, é a realização de um grande e delicioso sonho.
E dá-lhe 2009!!!

4 comentários:

  1. vida turbulenta esta mesmo... mas sem duvida muito prazerosa...
    vamos caminhando, que a fala de um artista e sua posição, as vezes é reconhecida bem mais tarde... ou não tambem...
    então que a vida caminhe para todos...

    valeu

    paz

    ResponderExcluir
  2. Ai Ju... Nós vemos a dança em tudo. A dança não paralelo ao que somos e pessoalmente é complicado eu entender pessoas que negam a dança que tem, que é! Negando não reconhece nem em si, nem no outro, nem na vida, nem na esperança de um mundo melhor, uma sociedade mais organizada... Vai longe!
    Acredito na sutileza, por isso acho que a maioria das pessoas dançam sem saber, por outro lado penso que a dança tá ligada a uma somatória de tempo em que se não dançou.

    As vezes parece mais fácil não ver assim, mas uma vez visto, não tem mais volta.

    Portanto, boa sorte em movimento para nós!

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo...

    Acredito na sutileza, por isso acho que o corpo dança sem saber, por outro lado, penso que a doença tá ligada a uma somatória de momentos em que se não dançou.

    Desculpe-me, quando a avalanche de sentimentos vem é difícil descrever sem erros o que se pensa.

    Bjão.

    ResponderExcluir