A CIA

Com experiências estéticas e coreográficas que passam pela dança jazz, moderna e contemporânea, a Ginga Cia de Dança vem, há 22 anos, elaborando pesquisas práticas, aperfeiçoando a atuação de bailarinos e se destacando no cenário da dança cênica contemporânea regional e nacional.

Em uma história entremeada por transformações, dificuldades, renovações constantes de elenco e parcerias com grandes nomes da dança nacional, o ponto de estabilidade da Cia sempre se encontrou na figura de Chico Neller, que criou o "grupo" Ginga e desde seu início assume a direção artística e a criação de grande parte das coreografias da companhia.
Atualmente a Ginga atua em espetáculos que expressam uma percepção crítica da cultura e de mecanismos da sociedade onde mantém sua sede e a liquidez que envolve a contemporaneidade. Ambos os espetáculos utilizam da linguagem contemporânea e foram elaborados a partir de um processo em que bailarinos e diretor seguiram posturas ativas em relação à criação de cenas, motivações e movimentos corporais.

Este blog foi elaborado para aproximar a Ginga do seu público, leitores e curiosos que, em breve, poderão acessar também o site da companhia.Passe por aqui e deixe o seu recado!

8 comentários:

  1. Olá!

    Venho por meio deste, convidá-lo, como representante da Ginga Cia de Dança - histórico participante do Festival de Dança de Joinville -, a nos fornecer um depoimento que integrará o livro dos 30 anos deste evento que já é tradicional até mesmo no calendário internacional da Dança. Como é do seu conhecimento, o jornalista Joel Gehlen publicou, em 1997, o livro que relata a história do Festival nos seus primeiros 15 anos.

    Estamos agora, atualizando a edição, revivendo outros 15 anos deste evento tão querido por todos os que vivem no meio da Dança, no país e até mesmo no exterior. O livro dos 30 anos do Festival de Dança contará com depoimentos dos participantes que deixaram sua marca nos palcos do festival, contribuindo para a sua riqueza e para a grandiosidade do evento.

    Semana passada, enviei um e-mail prévio, me apresentando. Meu nome é Sergio de Almeida, sou jornalista e trabalho na Fundação Cultural de Joinville. Também trabalhei e dancei no Festival de Dança de Joinville. Hoje, estou contribuindo para a construção do livro sobre os 30 anos do Festival. Agora, envio este e-mail solicitando o seu depoimento a partir da questão abaixo:

    “Você acredita que, nesses 30 anos, o Festival de Dança de Joinville tenha contribuído para o crescimento da Arte da Dança no Brasil? Em caso de resposta afirmativa, poderia dizer, na sua opinião, de que forma se deu essa contribuição? ”.

    Fico no aguardo do seu depoimento, que será uma importante contribuição para o enriquecimento da obra, que você poderá conferir na 30ª edição do Festival de Dança de Joinville.Qualquer informação adicional, você poderá solicitar pelo e-mail
    serginhodealmeida@hotmail.com
    ou pelo fone (47) 8826-8998.

    Grato pela compreensão e pela colaboração,
    Sergio de Almeida - Jornalista - DRT 7681/RS

    ResponderExcluir
  2. Olá, queridos

    Recentemente enviei uma mensagem para vocês, solicitando um depoimento sobre a importância do Festival de Dança de Joinville e sua contribuição para o crescimento e a evolução da Arte da Dança no país.

    Devido à urgência em aprontar a obra, já que o 30º Festival de Dança acontece de 18 a 28 de julho, gostaríamos de contar com sua colaboração no sentido de enviar o mais rápido possível o seu depoimento, para que ele possa ser inserido no livro, ao lado de outros depoimentos que já recebemos...

    Qualquer dúvida, ou no caso de não terem recebido a mensagem que lhes falo, por favor, entrem em contato por este endereço aqui: serginhodealmeida@hotmail.com.

    Estamos todos trabalhando para montar uma bela obra com a história do Festival, história essa que tem fundamental contribuição da instituição que vocês representam...

    Grato pela colaboração

    Sergio Almeida
    Jornalista
    DRT 7681/RS

    ResponderExcluir
  3. PÓS GRADUAÇÃO TEORIA E MOVIMENTO DA DANÇA COM ÊNFASE EM DANÇAS DE SALÃO COM NOVA PARCERIA, AGORA COM A UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP/PR.
    ABERTURA DE NOVA TURMA PARA MARÇO DE 2014
    De 2005 até 2012 o curso de pós (lato sensu) Teoria e Movimento da Dança com Ênfase em Danças de Salão manteve uma parceria com a Faculdade Metropolitana de Curitiba – FAMEC, e que hoje faz parte de um complexo administrado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP/PR. A partir de março de 2013 esse curso terá nova parceria, agora com a UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANA – UTP/PR, parque Barigui, em Curitiba.
    Tal mudança deveu-se as novas reestruturações na grade de ensino efetuadas pela FAMEC, agora voltada para o ensino técnico.
    Foram três turmas abertas, 2005 com 35 alunos, 2009 com 36 alunos a terceira e última em 2012 com 33 alunos, das mais variadas partes do Brasil.
    Na UTP/PR, já temos uma turma em andamento a quarta no geral e primeira na nova casa e esperamos abrir a quinta turma e segunda nessa nova casa, para tal contamos com a gentileza dos amigos na divulgação do mesmo junto aos seus círculos de amizade, redes sociais, familiares, escolas e academias de dança e de maneira em geral.
    A intenção é começarmos uma nova turma em março de 2014, para tal será necessário o mínimo de 30 alunos devidamente inscritos e matriculados.
    Esse é o único e inédito curso no Brasil de pós graduação (lato sensu) em Danças de Salão, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação .
    Informações, inscrições e matrículas pelo site:
    http://www.posutp.com.br/ciencias-humanas-letras-e-artes/teoria-e-movimento-da-danca-com-enfase-em-dancas-de-salao-2014.html
    Outras informações com a coordenadora do curso, Gracinha Araujo, pelos contatos:
    41 9968-3585 (TIM) gracinha.araujopos@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Ana Paula e fiz aulas de Jazz no clube do Sesi com a professora Cristiane não me recordo o sobrenome dela, mas sei que ela fazia parte do grupo Ginga. Adorava ela,eu tinha 10 anos de idade hoje estou com 35 anos.hoje tenho uma filha de 4 anos que adora dança e gostaria de saber se vocês tem projetos para criança nessa idade.é pago ou tem projeto gratuito para comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Ana Paula, sim temos aulas para crianças no Movimente Espaço de Danças sede da Ginga e de outros grupos. O telefone para informações é 3025-2601. Abs

      Excluir
  5. Gostaria de convida-los para uma apresentação na fACULDADE UNIGRAN CAPITAL. Meu contato - Prof Andreia 99157-2608. abraços!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de convida-los para uma apresentação na fACULDADE UNIGRAN CAPITAL. Meu contato - Prof Andreia 99157-2608. abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande email por favor para: gingaciadedanca@gmail.com com a proposta da apresentação.

      Excluir